domingo, 31 de outubro de 2010

"Perdoar é para os sábios"

Você já perdoou alguém? Aliás, para começarmos melhor, o que é perdão para você? Segundo o Dicionário perdão é a "Remissão de culpa, dívida ou pena". Passei alguns dias pensando com meus botões o que significava o perdão para mim. Acho que quase todos já chegamos a dizer que perdoávamos alguém por algo que não conseguimos esquecer depois, algo que continuou machucando, talvez por querer dar uma outra oportunidade para aquela pessoa, por gostar dela ou por qualquer outro motivo, cada caso é um caso. Mas perdoar não é simplesmente uma palavra, é como um sentimento, não adianta você falar que não gosta de uma pessoa sendo que seu coração quase sai pela boca quando a mesma passa por perto, acredito que para perdoar alguém por completo, a dor, a mágoa ou o ressentimento pelo que essa pessoa fez tenha que parar de existir, o que é muito difícil quando se trata de algo que mexe com os nossos sentimentos, isso é um processo que pode levar tempos e mais tempos. Como diz um querido amigo meu "Perdoar é para os sábios", não é qualquer um que consegue. Mas como ninguém é perfeito, acredito que todos merecemos uma segunda chance, afinal existe o outro lado da moeda, nós não estamos aqui só para perdoar, mas também para sermos perdoados. Quem nunca magoou alguém? Todos cometemos erros, como já disse, não somos perfeitos. Acredito que só perdoei por completo uma vez. O motivo? Alguma coisa na pessoa que estava me pedindo perdão, que por incrível que pareça não eram as coisas que ela estava falando, me mostrava um arrependimento sincero, um sentimento verdadeiro, uma necessidade dentro dela de obter o meu perdão para conseguir seguir com a mente tranquila, minha mágoa pelo que ela tinha feito desapareceu. Óbvio que não foi do dia para a noite, mas a segunda chance foi mais do que merecida. Muita gente não merece mesmo, concordo. Mas se gostamos de alguém e sentimos que esse sentimento é recíproco e capaz de gerar novos frutos, para que não tentarmos? Se você tem dificuldade de perdoar as pessoas, pense nisso, saiba que pedir perdão de coração e não ser perdoado dói muito mais do que ser magoado por alguém.

2 comentários:

  1. Dando um confere no seu BLOG, querendo mandar algum texto pro BLOG www.literaturaperiferica.blogspot.com fique a vontade.
    Valeu
    Buzo

    ResponderExcluir
  2. Linda amei! Realmente teríamos q arrancar nosso coração, ou sentimentos para realmente perdoar! É um ato q somente o tempo nos ensina! De q adianta dizer somente da boca pra fora perdoei e na primeira oportunidade jogar na cara! Uma coisa tbm q devemos saber é quem perdoar, mts teêm a segunda chance, terceira e não valorizam, aí somos nós q temos q nos perdoar por ter dado essas essas chances, esquecer e bola pra frente né???? COMO DIZ UMA AMIGO MEU: PERDOAR É DIVINO E EU NÃO SOU DEUS! Bjsss sds

    ResponderExcluir